Brasil e Peru se juntam a um número crescente de países nas Américas que estão eliminando gorduras trans produzidas industrialmente.

Brasil e Peru se juntaram ao número crescente de países nas Américas que tomam medidas para eliminar as gorduras trans produzidas industrialmente, que causam cerca de 160 mil mortes por doença coronariana anualmente na região. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/13-8-2021-brasil-e-peru-se-juntam-um-numero-crescente-paises-nas-americas-que-estao/> Acesso em:  21 mar. 2022.

Anvisa decide banir gordura trans dos alimentos industrializados a partir de 2023

A gordura trans também é conhecida como gordura vegetal hidrogenada. É usada para melhorar o aspecto e também aumentar o prazo de validade de alimentos industrializados. Ela é formada através de um processo químico: óleos vegetais líquidos, como o óleo de soja, são transformados em gordura sólida com o uso de hidrogênio. Quanto mais hidrogenada, […]

Empresas brasileiras se adaptam às regras da Anvisa para alimentos integrais

Recentemente, em 15 de abril de 2021, o Brasil deu um grande salto sobre os requisitos de composição e rotulagem dos alimentos contendo cereais para classificação e identificação como integral e, também, para destaque da presença de ingredientes integrais, com a publicação da mais nova legislação regente sobre essa categoria de alimentos, com a aprovação […]

Ultraprocessados: entenda mudança na rotulagem de alimentos.

De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), a rotulagem frontal é uma das principais ferramentas políticas para regular os produtos ultraprocessados e evitar o consumo excessivo de ingredientes que fazem mal à saúde. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/brasil/ultraprocessados-entenda-mudanca-na-rotulagem-de-alimentos/> Acesso em: 17 mar. 2022.

Clean Label é tendência em gêneros alimentícios, inclusive carnes.

Um novo conceito de produtos começa a ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados. O chamado Clean Label não é muito comum ainda no Brasil, mas já é bastante divulgado entre os consumidores da Europa e até dos Estados Unidos. O termo pode ser traduzido como rótulo limpo. Disponível em: < https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/clean-label-e-tendencia-em-generos-alimenticios-inclusive-carnes/20180831-114058-k505>. Acesso em: 17 mar. […]

Podcast: Você sabe decifrar os rótulos dos produtos do supermercado?

Nos últimos seis anos, a América Latina ficou na vanguarda da inclusão da rotulagem frontal. Países como Chile, Uruguai, México e Argentina colocaram um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos: açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além da presença […]

Informação incorreta na embalagem de alimento gera danos morais coletivos

O Código de Defesa do Consumidor também ampara as pessoas que necessitam de informações específicas sobre determinadas substâncias contidas nos produtos, por motivos de saúde. De acordo com o artigo 8º, os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não devem acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2022-fev-28/informacao-incorreta-embalagem-alimento-gera-danos-coletivos> Acesso em: […]

O metaverso das embalagens interativas

A camada virtual aplicada na embalagem deixou de ser uma ação pontual da marca para se tornar uma característica permanente da embalagem. Disponível em: <https://www.foodconnection.com.br/especialistas/o-metaverso-das-embalagens-interativas>. Acesso em: 17 mar. 2022.

Tendências para o mercado de ingredientes em 2022

O mercado de ingredientes está em constante desenvolvimento e reflete a mudança no comportamento do consumidor, que está cada dia mais exigente e preza pela qualidade de vida e bem-estar. Mais do que isso, as tendências de ingredientes em 2022 serão guiadas pelos impactos mundiais causados pela pandemia da Covid-19.

Dia do Consumidor: Anvisa implementa novas regras para rótulos de alimentos

A regra é clara: o Código de Defesa do Consumidor estabelece que um dos direitos básicos do cidadão é a “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço”. E, ainda, “que a oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações […]